Ineditismo marca Jornada do PPGBB/ICC em 2023

A Jornada Acadêmica 2023 do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB), da Fiocruz Paraná, realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, foi marcada pela renovação e o ineditismo. O evento não apenas revelou a diversidade atual de objetos de estudos desenvolvidos no instituto, como também destacou-se pela inserção internacional, pela referência de egressos, pelo formato e pelo protagonismo dos discentes do programa.

Os pesquisadores em formação do ICC contribuíram desde o planejamento, organização e condução desta edição da jornada, depoimentos de suas experiências no exterior durante o doutorado, como também discutindo o processo de avaliação da Capes e formas de melhorar o programa no qual estão inseridos. São eles a alma do programa e a sua razão de existir, então foi a eles dada a oportunidade de habitar de fato a sua casa do momento, com as alegrias e os esforços que isso demanda.

Durante o evento, cerca de 50 discentes discorreram sobre as pesquisas que vêm desenvolvendo e seus resultados até o momento, Suas apresentações evidenciaram a qualidade de seus estudos e o rigor científico empregado, como também seu preparo na interlocução com o público. Apresentações claras, tranquilidade e elegância na exposição, disponibilidade para responder perguntas e abertura para incorporar sugestões, foram a tônica diária dos pesquisadores em formação. Também foi inédita a forma de organização desta edição, com a criação de sessões por aderência de temas, as quais se davam com a participação de 3 estudantes e debate subsequente com os presentes, o que propiciou a ampliação das discussões.

Ressaltando a importância de resgatar onde estão os egressos do programa e o que têm eles a dizer aos atuais discentes, foram localizados 17 egressos que contribuíram com a jornada. Em seus depoimentos gravados, contam eles onde estão, o que fazem agora, sua opinião sobre o tempo que passaram no PPGBB/ICC e sua mensagem para aqueles que estão no caminho já percorrido por eles – momentos de inspiração que intercalaram as exposições diárias.

Em aproximação com o cenário internacional das pesquisas científicas, a programação do evento contou com a palestra de Braxton Mitchell, professor da Universidade de Mariland (EUA),  e dos discentes Johanna Odenwald e Bernardo Gabiatti, da Universidade de Wurzburg (Alemanha), que discorreram sobre suas respectivas pesquisas e achados. O programa, que incentiva as experiências internacionais a seus discentes, nesta jornada propiciou um encontro entre estudantes que desenvolveram parte de suas pesquisas em instituições fora do Brasil. Participaram da mesa-redonda Aruana Hansel, Isis Biembengut, Bernardo Gabiatti, Isabelle Zoboroski, Amanda Camillo, Louise Kurt e Karoline Fontana.

Esta edição também reforçou a importância da formação do discente do programa que  contempla, além da dimensão intelectual e cognitiva, a dimensão social, política e cultural, com o compromisso do ICC na formação de um ser social, crítico e participativo na sua realidade. Este aspecto foi destacado pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, que conversou com os discentes sobre possibilidades de ampliação e difusão de suas pesquisas e de interlocução com a sociedade, incentivando a prática da ciência conectada às necessidades da população..

Ao final do evento, foram designados prêmios aos destaques de apresentação. Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta pelos pesquisadores Patricia Shigunov, Lia Medeiros, Paulo Carvalho, Tiago Graf, Wander Pavaneli e Anelis Marin.

O melhor trabalho foi premiado com a participação em um evento científico internacional, premiação esta avaliada por uma banca externa, composta por Fernanda Simas (UFPR), Lucas Machado (IOC/Fiocruz) e Dayane Costa (Fiocruz CE). A apresentação do estudante de doutorado Luiz Fernando Cardoso Garcia, orientado pela pesquisadora Letusa Albrecht, foi escolhida como a melhor da Jornada Acadêmica. O trabalho de Garcia tem como tema “Avaliação do efeito de vesículas extracelulares de células endoteliais na infecção por Toxoplasma gondii”.

“O fato de receber esse reconhecimento por uma banca externa mostra o quanto o Instituto Carlos Chagas forma pós-graduandos extremamente capacitados e que produzem trabalhos que são reconhecidos por diferentes instituições. Esse prêmio é pelo meu trabalho, mas também pela excelência em pesquisa do Instituto”, disse Garcia. “A premiação composta pelo auxílio para um congresso internacional é um enorme incentivo para a apresentação de meus estudos para pesquisadores de outros países.”

O diretor do ICC, Stenio Fragoso, abriu a Jornada PPGBB 2023 e esteve presente todos os dias, acompanhando os trabalhos apresentados. “É impressionante a qualidade e a diversidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estes jovens no ICC. Participei da formação deste instituto e a cada ano o vejo se reconfigurando. É como se fosse um organismo vivo, que respira uma pesquisa de excelência e ao mesmo tempo responde às necessidades de saúde  de seu tempo, modificando-se em função dela. A Jornada é uma oportunidade ímpar para conhecer as pesquisas do instituto e acompanhar a sua evolução”, declara o diretor, que parabeniza a os discentes e a todo o corpo técnico do programa.

Para a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, a Jornada é um momento de protagonismo dos pesquisadores em formação. “Ao longo do ano, temos 3 momentos nos quais nossos alunos se destacam por seu brilho: a Jornada PPGBB, quando os discentes apresentam as pesquisas que vêm fazendo, a Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), evento com objetivo semelhante voltado para os graduandos que estão conosco, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na qual os alunos se voluntariam para levar conhecimentos em ciência e saúde para a população. São momentos muito esperados, que revigoram o instituto com o entusiasmo e envolvimento deles”, conta Maria das Graças. “Este ano a Jornada foi pensada pelo colegiado em conjunto com os discentes; o resultado só podia ser esse, o momento de alegria e engajamento que presenciamos”, finaliza a vice-diretora da área.

Para Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB, os discentes demonstraram um comprometimento com a pesquisa e uma dedicação ao aprofundamento do conhecimento em suas respectivas áreas. “Os trabalhos apresentados refletem não apenas uma compreensão sólida dos temas abordados, mas também uma capacidade notável de análise crítica e inovação. Fica evidente o esforço significativo investido por cada participante para desenvolver pesquisas que contribuem de maneira substancial para o avanço do conhecimento em suas disciplinas”, afirmou a coordenadora. Segundo Tatiana, a mesa-redonda sobre a experiência no exterior dos doutorandos dos PPGBB foi um momento colaborativo e de troca de ideias muito importante. “Certamente a Jornada Acadêmica de 2023 levou à construção de conhecimento coletivo e ao fortalecimento dos laços acadêmicos”, disse.

A estudante de mestrado Bruna Gabriele de Moura foi a primeira a apresentar trabalho na edição 2023 da Jornada. Em sua primeira participação no evento, Bruna admitiu que estava nervosa. “Eu acho que deu para todo mundo perceber que eu estava bem nervosa, mas acho que faz parte. É um aprendizado para a gente”, disse a estudante, que recebeu sugestões da plateia sobre seu trabalho. “Teve uma pessoa que fez uma sugestão para o meu trabalho e eu achei sensacional. Quero implementar. Fiquei feliz também pelas perguntas e feliz que eu tenha conseguido responder. Pude perceber amadurecimento na minha pesquisa. Enquanto eu estava falando, já tinha certeza do que se tratava. E eu me senti muito segura”, afirmou Bruna.

Para Bárbara Tavares Bezerra, mestranda, a possibilidade de apresentar sua pesquisa para colegas e pesquisadores do instituto é uma etapa muito importante para os estudantes do PPGBB. “É fundamental poder trazer os nossos resultados para a comunidade e, também, receber dos pesquisadores e dos outros cientistas, críticas e sugestões para o nosso projeto”, afirma.

Confira a relação das premiações e os vencedores:

Prêmio Congresso Internacional – Prêmio Victor Maltese Stoco

  • Luiz Fernando Cardoso Garcia – Avaliação do efeito de vesículas extracelulares de células endoteliais na infecção por Toxoplasmagondii

Mérito Acadêmico pelos resultados iniciais

  • Victoria Cruz Cavalari – Avaliação da influência da toxoplasmose na Esquizofrenia

Destaque mestrado

  • Daniele Garcia – Avaliação in vitro do potencial uso de arcabouços 3D de alumina funcionalizadas com vesículas extracelulares para regeneração óssea

Destaque doutorado

  • Cleyson Mathias Morais Delvoss – Investigação sobre a atuação decomponentes nucleares na via de apoptose em Trypanosomacruzi

Consultoria científica

  • Bruno Janke do Nascimento – Geneticfeatures related to the severity of SARS-CoV-2 infection in pediatricpatients: analysis of wholeexome sequencing data
  • Beatriz Rosa de Azevedo – Investigação de variantes genéticas associadas à severidade de COVID-19 em adultos
  • Hellen Cristina Ancelmo – Desenvolvimento de algoritmo de inteligência artificial para detecção de testes rápidos em equipamento point-of-care
  • Rodrigo Perez Lucas – Recriação do nicho hematopoietico em arcabouços 3D porosos funcionalizados com RGD para expansão de células tronco hematopoiéticas
  • Isis Venturi Biembengut – Análise estrutural das proteínas CYFIP2 humana e sua variante R87C, validação de ligantes diferenciais e identificação de proteínas parceiras
  • Haniel Siqueira Mortagua Walflor- Diagnóstico Baseado em CRISPR-Cas13 para a Detecção de Staphylococcus aureus em Amostras Simulando Bacteremia
  • Jhenifer Yonara de Lima – Dissecting Dual Specificity: Identifying Key Residues in L-asparaginasefor Enhanced Acute Lymphoid Leukemia Therapy and Reduced Adverse Effects
  • Vinicius da Silva Coutinho Parreira – Analysis of orthologues proteins between humans, mice and rats in brain tissues with Alzheimer’s diseasephenotype
  • Luiz Fernando Cardoso Garcia – Avaliação do efeito de vesículas extracelulares de células endoteliais na infecção por Toxoplasma gondii
  • Ana Carolina Jacob – O óleo essencial de orégano exerce um efeito leishmanicida por meio da perturbação celular em cepas de Leishmania infantum isoladas de cães naturalmente infectados
  • Camila Lais Goncalves Ribeiro – Análise da Especificidade da imunidade treinada induzida pelo Bacilo de Calmette-Guérin em células do sistema imune
  • Victoria Cruz Cavalari – Avaliação da influência da toxoplasmose na Esquizofrenia
  • Gisele Tatiane Soares da Veiga – Avaliação da Prevalência de Anticorpos anti-Pvs47 e Caracterização de Vesículas Extracelulares
  • Murilo Henrique Saturnino de Lima – Avaliação do Papel de Células T CD4+ No Câncer Superficial de Bexiga Durante o Tratamento com Bacilo de Calmette-Guérin em Modelo Murino
  • Julia Weber Ferraboli – Avaliação do papel de antígenos VIR na maláriavivax
  • Daniele Garcia – Avaliação in vitro do potencial uso de arcabouços 3D de alumina funcionalizadas com vesículas extracelulares para regeneração óssea
  • Andre Bittencourt Lorusso – Determinação dos mecanismos moleculares de resistência a Imipenem-Relebactam em isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa
  • Tuany Rodrigues – Avaliação de delações nos genes pfHRP2 e pfHRP3 de Plasmodium falciparum e suas implicações em testes moleculares para o diagnóstico de malária no Brasil
  • Melissa Farias – Soroprevalênciade anticorpos contra Trypanosoma Cruzi em uma população do sistema carcerário feminino no município de Piraquara/PR
  • Rafael Amaral Donassolo – Desenvolvimento e caracterização de antígenos recombinantes contra a malária vivax

Fotos: Itamar Crispim