Cursos Internacionais PPGBB

Os Cursos Internacionais PPGBB têm como objetivo intensificar o desenvolvimento da internacionalização e a excelência da educação no Programa de
Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, e contribuir para o processo de internacionalização da pós-graduação stricto sensu e da ciência, tecnologia e inovação.

Cursos com Incrições Abertas

Inscrições até 10/10

Coordenador – Fabio Passetti

Prof. Colaborador: Dra. Lucía Spangenberg e do Dr. Hugo Naya do Institut Pasteur de Montevideo

C.H: 24 horas

Período de Realização: 16 a 18 de novembro de 2022

Horário: das 8h30 às 17h30

 


 

Ementa:

– Dia 1: Introdução a sequenciamento de nova geração (NGS, do inglês Next-Generation Sequencing); mapeamento e análise de qualidade usando Linux e R; e mapeamento com calibragem de dados de sequenciamento de exomas completos (WES, do inglês Whole Exome Sequencing).

– Dia 2: Identificação de polimorfismos genéticos; tipos de variantes genéticos e análise de qualidade; e aula prática com o software GATK para identificação de polimorfismos genéticos em dados de WES.

– Dia 3: epidemiologia aplicada à genética; genômica populacional; e exercícios com discussão de casos

 

O curso será presencial no Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná com a opção de transmissão por internet (streaming) para estudantes e pesquisadores que não possam viajar até Curitiba.

 


 

Programas de Pós-Graduação associados:

  • Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PPGPASCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz (IFF/Fiocruz) (CAPES 4);
  • Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia Computacional e Sistemas (BCS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) (CAPES 5).

Coordenador: Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza

Prof. Colaborador: Dra. Helen Cristina Miranda

CH: 30 horas

Período de Realização: 17 a 21 de outubro, 26 de outubro de 2022

Horário: 11:30-17:00 (17-21/10/22); 9:30 – 12:00 (26/10/22).

 


 

Ementa:

Modulo I  – Disponível a partir de 17 de outubro:: aulas teórico-práticas sobre utilização de programas   de   visualização   e   manipulação   de   estruturas   tridimensionais com o pymol, chimera, etc. Análise de interação proteína-proteína. Programa online para modelagem de estrutura  tridimensional.

Modulo II – Disponível a partir de 24 de outubro: – aulas teóricas sobre conceitos básicos de células-tronco, isolamento, cultivo, caracterização e diferenciação de células-tronco adultas e pluripotentes.

26 de outubro de 2022 – How to model neurological diseases using 2D and 3D human stem cell cultures.

 


 

O curso integrará aulas presenciais no Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná e UFPR e vídeos gravados, com a opção de transmissão por internet (streaming) para estudantes e pesquisadores que não possam viajar até Curitiba.

Entre em contato conosco