Calendário de Disciplinas

O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:

Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente) 

Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.

Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.

Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.

As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.

Disciplinas 2022

Inscrições segundo semestre via SIGA
06/07 a 20/07

Segundo Semestre

 – 03/08 A 14/12

 – 10:30

  • Palestras apresentadas por cientistas convidados.
  • Presencial
  • 15h – 1 crédito

 – Organização: Letusa Albrecht

 

  • 03/08 a 30/11 Aulas gravadas



Ementa

A disciplina tem como objetivo instrumentalizar os alunos nos conceitos básicos da linguagem de programação Python. Para tanto, utilizando-se dessa linguagem, serão abordados os conhecimentos iniciais de algoritmo, objetos, operadores, lógica de programação, rotinas, variáveis e medidas resumo. Objetivamos que, com a disciplina, o aluno possa realizar em Python uma Análise Exploratória de Dados (AED) inicial. A AED busca estruturar (organizar, catalogar etc.) os dados, o que permite melhor entendimento de qualquer grupo de valores obtidos na pesquisa científica. O emprego de visualizações gráficas também será abordado, no intuito de extrair informações dos dados. Para tanto, a disciplina irá se basear no pacote básico da linguagem, acrescida de módulos como: NumPy, pandas, Matplotlib e Seaborn.

60h 4 créditos

 


Docente

  • Guilherme Ferreira Silveira

 

– 15/08 a 19/08 8:00 As 18:00


Ementa

O objetivo do curso é o de oferecer capacitação em biossegurança, conforme exigido pelas normas da CTNBio e do Ministério da Sáude, em temas relevantes para o trabalho desenvolvido no instituto, tais como: classificação de risco de agentes biológicos e níveis de biossegurança; equipamentos de proteção individual e coletiva; segurança química; legislação no trabalho com organismos geneticamente modificados, gerenciamento de resíduos; transporte de material biológico; situações de emergência em laboratórios de pesquisa; prevenção e combate a incêndios.

(Descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental da disciplina. Os tópicos essenciais da matéria devem ser apresentados, além das ideias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina).
15 h (1 crédito)

 


Docente

  • Marco Stimamiglio

– 17-21 de outubro de 2022

 – 08:30 -12:00, 13:00-17:00


Ementa

O curso abordará os seguintes tópicos: uma introdução sobre estrutura e as propriedades físico-químicas das proteínas, análise computacional de estrutura de proteínas; utilização de programas de visualização e manipulação de estruturas tridimensionais com o pymol, modeller, chimera, etc. Programa online para modelagem de estrutura tridimensional, análises de interações proteínas-ligantes, proteína-proteína. As avaliações de cada aluno consistirão das notas atribuídas às suas atividades pelo docente responsável.
30 h (2 créditos)


 

Docente

  • Tatiana de Arruda C. B. de Souza

– 22 a 26/08 14 às 17h


Ementa


15 h (1 crédito)


 

Docente

  • Claudia Nunes Duarte dos Santos

– 10/10 a 14/10 – 08:30 a 17:00


Ementa

O conhecimento sobre a complexidade dos processos envolvidos no desenvolvimento e e progressão do câncer deu um salto no ano de 2000, quando foi publicada a revisão “The hallmarks of cancer” pelos pesquisadores Hanahan D e Weinberg RA. Nesta revisão foram apresentadas 6 características oncológicas fundametais. À medida que o conhecimento sobre esses processos foi aumentando, foram acrescentados novos conceitos e os mesmos autores publicaram uma atualização no ano de 2011  no artigo “Hallmarks of cancer: the next Generation”, que continha 10 características dos tumores. No ano de 2022 houve uma nova atualização, com adição de mais 4 características oncológicas no artigo “Hallmarks of Cancer: New Dimensions”. Essa disciplina irá abordar e discutir as 14 características atualmente conhecidas, entre elas evasão do sistema imune, capacidade de replicação indefinida, metástase e invasão, indução de angiogênese, resistência a morte celular. Algumas dessas características serão apresentadas pelos doscentes e outras pelos alunos, na forma de seminário.

30h (2 créditos)


 

Docente

  • Dalila Lucíola Zanette
  • Mateus Nóbrega Aoki

– 01/08 a 12/08 – 13:30 As 17:00


Ementa

O curso visa atualizar o aluno em relação aos avanços do conhecimento sobre o sistema imune através da leitura e discussão de artigos de revisão publicados na última década. Serão abordados conceitos e ideias na fronteira do conhecimento em imunologia, especificamente aqueles relacionados às respostas frente a ligantes endógenos, imunologia de sítios especiais, doenças inflamatórias, imunologia neonatal, dentre outros temas. O curso envolverá conceitos teóricos e apresentações de artigos científicos pelos estudantes matriculados no curso. As avaliações de cada aluno consistirão das notas atribuídas às suas apresentações de seminário pelos docentes responsáveis.

45h (3 créditos)

Local: Sala 129 do Departamento de Patologia Básica, setor de Ciências Biológicas, UFPR.


 

Docente

  • Tárcio Teodoro Braga,
  • Sílvio Marques Zanata,
  • Adriana Frohlich Mercadante

– 21/11 a 02/12 – 14:00 as 17:00


Ementa

A disciplina irá abordar temas chave da biologia celular de Tripanosomatídeos, tendo como foco espécies de importância médica (T. cruzi, T. brucei e Leishmania spp.). Serão apresentados conceitos teóricos pelos docentes responsáveis ou convidados em forma de aulas expositivas. A avaliação dos alunos será individual levando em consideração a participação e presença dos mesmos.

45h (3 créditos)


 

Docente

  • Lia Carolina Medeiros
  • Nilmar Silvio Moretti
  • Outros professores convidados

– 28/11 a 12/12 – 08:30 as 17:00


Ementa

A disciplina abordará os seguintes tópicos teóricos: conceitos básicos de células-tronco, tipos de células-tronco, biologia molecular de células-tronco, o secretoma de célulastronco, células-tronco na engenharia de tecidos, células-tronco para ensaios de toxicidade, aspectos éticos do uso de células-tronco, terapias celulares (uso de células tronco para o tratamento da COVID). As aulas teórico-práticas abordarão: 1) isolamento, cultivo, caracterização e diferenciação de células-tronco adultas 2) cultivo, caracterização e diferenciação de células-tronco pluripotentes 3) uso de células-tronco em ensaios de citotoxicidade

As avaliações de cada aluno consistirão das notas atribuídas às suas atividades pelo docente responsável e de uma prova final.

30h (2 créditos)


 

Docente

  • Crisciele Kuligovski
  • Ingrid Larissa Melo de Souza
  • Maria Julia Barisón
  • Patricia Shigunov;
  • Carmen Rebelatto
  • Leticia Fracaro

– 04/11 a 25/11


Ementa

O curso vai abordar aspectos teóricos da cultura de células de mamíferos. Histórico, Boas práticas de laboratório aplicada ao cultivo de células, Uso de equipamentos de laboratório de cultivo celular; Isolamento celular, Biologia das células animais em cultura e condições ideais de cultura; Meios de cultura, suplementos e substratos celulares; Ensaios de avaliação da viabilidade e proliferação celular; banco de células, criopreservação e controle de qualidade de cultivos celulares; Detecção de micoplasmas; Cultivos celulares em pesquisa básica e biotecnologia.

30h (2 créditos)

Envio de Carta de Intenção para ser utilizada em processo seletivo caso a procura seja maior do que o número de vagas e confirmação de que o aluno atende aos demais requisitos, disponibilizada neste link: https://forms.gle/Ymmxw3N1XgE3orKr6


 

Docente

  • Alessandra Melo de Aguiar,
  • Ana Paula Abud,
  • Anny Robert Kulig,
  • Crisciele Kuligovski
  • Convidados a confirmar

– Data  e horário ainda a confirmar com a PUC


Ementa

A disciplina Práticas de docência tem como objetivo apresentar temas como:  fundamentos teóricos do ensino e aprendizagem, competências para a docência, técnicas de ensino, recursos didáticos, avaliação e ferramentas de aprendizagem, plano de ensino e plano de aula, tecnologias como ferramentas potencializadoras do Ensino e aprendizado. A parte prática da disciplina será realizada em encontros virtuais.

30h (2 créditos)


 

Docente

  • Lia Medeiros

– 22/08 à 02/09 – 09 às 17h


Ementa

Nesta disciplina, o aluno será apresentado aos comandos e aplicativos em GNU/Linux, à lógica de programação e à linguagem de programação Perl. Espera-se que o aluno termine a disciplina conseguindo resolver problemas de bioinformática de média complexidade usando a linguagem de programação Perl. As aulas serão teórico-práticas.

 

Módulo I: GNU/Linux:

• Introdução ao GNU/Linux – histórico; estrutura de diretórios;

• Instalação e configuração da distribuição Ubuntu em máquina virtual; criação de usuários; instalação de programas do repositório e a partir de código fonte;

• Uso de comandos bash no terminal; leitura e manipulação de arquivos; configuração de permissões de usuários e grupos; permissões de acesso a arquivos e diretórios; gerenciamento de processos;

• uso de programas de bioinformática a partir do terminal;

• acesso à computadores remotos; transferência de dados

 

Módulo II: Lógica de programação:

• Introdução a lógica;

• Algoritmos;

• Linguagem Natural;

• Fluxograma e pseudocódigo;

• Operadores aritméticos;

• Operadores relacionais;

• Operadores lógicos;

• Variáveis e vetores;

• Estruturas de repetição;

• Ordenação

 

Módulo III: Programação na linguagem Perl:

 

• Introdução à linguagem Perl – histórico;

• Boas práticas de programação;

• Sintaxe Perl;

• Trabalhando com variáveis (escalar e vetor);

• Operadores relacionais, lógicos e aritméticos;

• Estruturas de escolha (if, else, elsif, unless);

• Estruturas de laço (while, for e foreach);

• Reconhecimento de padrões;

• Manipulação de arquivos;

• Variáveis especiais

30 h (2 créditos)


 

Docente

  • Fabio Passetti
  • Hellen Geremias dos Santos (ICC/FIOCRUZ)

Disciplinas Transversais

Clicando no nome das disciplinas você será direcionado para as informações das ementas, horários e créditos