Calendário de Disciplinas

O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:

Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente) 

Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.

Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.

Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.

As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.

Disciplinas 2021

Inscrições segundo semestre a partir do dia 26/07/2021 a 31/07/2021 via SIGA

Segundo Semestre

09/08  A  13/08 – 14:00  As  17:00


Ementa

Atividades de apresentação e discussão de artigos científicos abrangendo temas atuais em virologia.

15 h (1 crédito)

 


Docentes

  • Claudia Nunes Duarte dos Santos
  • Camila Zanluca

04 a 08/10 – 9h às 12h

Aulas pelo UNA-Fiocruz e Zoom


Ementa

O objetivo do curso é o de oferecer capacitação em biossegurança, conforme exigido pelas normas da CTNBio e do Ministério da Sáude, em temas relevantes para o trabalho desenvolvido no instituto, tais como: classificação de risco de agentes biológicos e níveis de biossegurança; equipamentos de proteção individual e coletiva; segurança química; legislação no trabalho com organismos geneticamente modificados, gerenciamento de resíduos; transporte de material biológico; situações de emergência em laboratórios de pesquisa; prevenção e combate a incêndios.

(Descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental da disciplina. Os tópicos essenciais da matéria devem ser apresentados, além das idéias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina)
45 h (3 crédito)


Pré-requisitos

O curso do ICC será baseado no curso à distância “Biossegurança em foco”, elaborado pelo Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco e disponível no campus virtual da Fiocruz, complementado por aulas em tempo real, focadas nas especificidades do instituto. As aulas complementares serão dadas no período de 04 a 08/10/2021, das 9h às 12h.

Os alunos deverão realizar o curso EAD até o início das aulas complementares, com apresentação do certificado de conclusão


Docentes

  • Alessandra Aguiar
  • Augusto S P Ramos
  • Camila Zanluca
  • Glória dos Santos

 

13/09  A  24/09 – 14:00 As 17:00


Ementa

A disciplina irá abordar temas chave da biologia celular de Tripanosomatídeos, tendo como foco espécies de importância médica (T. cruzi, T. brucei e Leishmania spp.). Serão apresentados conceitos teóricos pelos docentes responsáveis ou convidados em forma de aulas expositivas. A avaliação dos alunos será individual levando em consideração a participação e presença dos mesmos..

45 h (3 crédito)


Pré-requisito

Para fazer a pré-inscrição, os interessados deverão preencher um formulário online (link abaixo) até as 17h do dia 29 de agosto. O resultado da seleção será enviado para o e-mail do interessado no dia 31 de agosto. Aqueles que tiverem sua inscrição aceita, receberão mais informações para efetivar a matrícula.

Link para pré-inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLgsmVb2UH0TAF46zDBYu2rpsI4lhI3YS4X7X3ZTv11i7npg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


Docentes

  • Lia Carolina Medeiros
  • Nilmar Silvio Moretti

8/11, 9/11, 15/11, 16/11, 22/11, 23/11, 24/11 – Período integral


Ementa

O curso tem por objetivo aprofundar os conceitos teóricos e oferecer práticas nas diferentes etapas para a determinação da estrutura cristalográfica de proteínas, abordando os métodos utilizados para a cristalização de proteínas, coleta de dados de difração, determinação, refinamento e análise da estrutura. A disciplina é dirigida principalmente aos estudantes que trabalham ou pretendem trabalhar diretamente com a técnica de cristalografia.

45 h (3 crédito)


Docente

  • Beatriz Gomes Guimarães
  • Jorge Iulek

15/10  Até   03/12 – Sextas-feiras das 14 às 17h


Ementa

Aulas teóricas discursivas abordando os fundamentos da biologia molecular: estrutura de genes, expressão gênica (transcrição, processamento de RNA, tradução), controle da expressão gênica (epigenética, controle transcricional e controles pós-transcricionais). Aplicação de metodologias para estudos da função de genes em células eucarióticas com foco em métodos de manipulação de DNA e genética reversa.  Aulas de discussão com base em artigos científicos.

 

45 h (3 crédito)


Pré-requisitos

Diante da nova realidade das atividades acadêmicas, em virtude da pandemia do SARS-CoV 2, esta disciplina será ofertada de forma remota. Para tanto, nas aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais (power-point, vídeos etc) utilizando a plataforma Zoom


Docentes

  • Fabíola Holetz,
  • Andréa Ávila,
  • Eden Freire,
  • Bruno Romagnoli,
  • Bernardo Gabiatti,
  • Daniela Pavoni,
  • Camila Zanluca,
  • Cassiano Batista,
  • Lia Medeiros,
  • Helisson Faoro
  • Michel Batista

16/08  a  19/08 – 9:00  as 17:00


Ementa

Dispositivos Lab-on-a-chip (LOC) são sistemas que integram uma ou várias funções de um laboratório em um único Chip de apenas alguns centímetros quadrados. Este é um campo de pesquisa multidisciplinar em rápido crescimento, e que se espalhou na última década como uma tecnologia alternativa à análise química e biológica clássica. Os dispositivos LOC são sistemas que podem executar processos laboratoriais simples ou complexos em dispositivos miniaturizados, projetados para serem rápidos, sensíveis e baratos. Esses dispositivos integram uma ou várias funções de um laboratório em um único chip com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses dispositivos são fabricados usando diversos tipos de materiais, como vidro, plástico e polímeros, por meio de uma ampla variedade de técnicas de microfabricação. A maioria dos dispositivos LOC contém canais micrométricos onde a amostra pode ser processada, separada e detectada. Obviamente, para habilitar todas essas operações, os dispositivos microfluídicos não são apenas uma coleção de canais. Eles também podem exigir bombas, válvulas, eletrodos, sensores e sistemas eletrônicos microcontrolados para se tornarem sistemas completos. Esses dispositivos podem efetivamente melhorar a saúde global, principalmente através do desenvolvimento de testes no ponto de atendimento (Point-of-Care) de baixo custo. Este curso possibilitará o entendimento de toda essa tecnologia de forma que o aluno entenda como se faz para projetar, fabricar, controlar e analisar amostras utilizando-se tal tecnologia. O curso envolverá conceitos teóricos passados pelo docente e por pesquisadores convidados renomados na área. A avaliação dos alunos se dará sob a forma de testes e apresentação de seminário.

30 h (2 crédito)


Docentes

  • Lucas Blanes

03/08 a 30/11 – Serão vídeo aulas – (mais informações verificar a ementa)


Ementa

A disciplina tem como objetivo instrumentalizar os alunos nos conceitos básicos da linguagem de programação Python. Para tanto, utilizando-se dessa linguagem, serão abordados os conhecimentos iniciais de algoritmo, objetos, operadores, lógica de programação, rotinas, variáveis e medidas resumo. Objetivamos que, com a disciplina, o aluno possa realizar em Python uma Análise Exploratória de Dados (AED) inicial. A AED busca estruturar (organizar, catalogar etc.) os dados, o que permite melhor entendimento de qualquer grupo de valores obtidos na pesquisa científica. O emprego de visualizações gráficas também será abordado, no intuito de extrair informações dos dados. Para tanto, a disciplina irá se basear no pacote básico da linguagem, acrescida de módulos como: NumPy, pandas, Matplotlib e Seaborn.

60h 4 créditos

 


Docente

  • Guilherme Ferreira Silveira

20/09/21 a 09/12/2021 (terça e quinta), período da tarde (14h00 – 16h00)


Ementa

Apresentação dos princípios básicos de delineamentos experimentais e da análise de dados correspondente, dando continuidade aos temas discutidos na disciplina de Bioestatística I, com o objetivo de apoiar o planejamento de experimentos desenvolvidos na área de ciências biológicas e da saúde. A ementa consiste nos seguintes tópicos: princípios básicos de delineamentos experimentais (replicação, randomização e blocagem); Delineamento Completamente Casualizado (DIC); Delineamento Casualizado em Blocos (DCB), Experimentos com dois fatores e Split-Plot; Análise de Variância (ANOVA) – modelo e suposições, tabela ANOVA (partição da variabilidade, soma de quadrados e graus de liberdade), diagrama de Hasse, estimação e teste de hipóteses, estatística F, precisão, poder, tamanho de efeito e de amostra; diferença entre médias de tratamentos – comparações múltiplas e controle do Erro Tipo I.

45 horas/3 créditos

 


Docente

  • Hellen Geremias dos Santos

27/09/2021 a 29/09/2021


Ementa

Nesta disciplina serão discutidos conceitos e classificações das Leishmanioses na região Sul. Com a participação de pesquisadores especialistas na área, os alunos serão apresentados ao estado da arte nas questões mais relevantes em Leishmaniose, incluindo sua distribuição geográfica (com foco principal na região Sul do Brasil), agentes etiológicos, hospedeiros, formas de infecção, manifestações clínicas, alterações patológicas, diagnóstico, papel dos animais como reservatório, vetores, medidas profiláticas e de controle envolvendo a interação da medicina veterinária e humana, vacinas, imunologia, resistência aos atuais tratamentos além de questões relacionadas a genética e novas abordagens de tratamento

1 crédito (15 horas-aula)

 


Docente

  • Drª. Lia Carolina Medeiros
  • Dr. Fabiano Borges Figueiredo

30/08; 01/09; 02/09; 14/09; 16/09 das 9:00 às 11:00 horas


Ementa

A disciplina visa oferecer aos alunos um panorama da divulgação científica no Brasil e estimular o desenvolvimento de estratégias de transposição do conhecimento da pesquisa em saúde para aproximação com as comunidades e os territórios. O curso proposto é realizado em duas frentes que ocorrerão simultaneamente: exposição teórica e participação em núcleos de estudo para criação e desenvolvimento de tecnologias sociais educativas com foco na comunicação e educação em saúde. Serão ofertados pela Coordenação de Comunicação, Extensão e Divulgação Científica do ICC cinco núcleos de estudo com objetos distintos, dentre os quais o aluno deverá escolher ao menos um para se inserir. Esta escolha será livre até atingir o número de vagas em cada núcleo, a partir do qual a destinação será definida pelo professor da disciplina. A avaliação do pósgraduando ao término das atividades do curso caberá aos professores responsáveis pela disciplina.

30 horas (2 créditos)

 


Docente

  • Stenio Perdigão Fragoso
  • Maria das Graças Rojas Soto

15h30 as quartas

Palestras apresentadas por cientistas convidados

1 crédito

Link: https://zoom.us/j/91132570995

Primeiro Semestre

16:00 as quartas

Palestras apresentadas por cientistas convidados. 15h – 1 crédito

Link: https://zoom.us/j/91132570995

29/03 a 29/10 – 09:00 as 11:00


Ementa

Na disciplina, Filosofando Sobre a Ciência, buscaremos conhecer a evolução do pensamento, partindo dos fundamentos filosóficos, até culminar na ciência atual. Para tanto, abordaremos o trabalho de alguns dos autores que, em maior ou menor grau, influenciaram esta evolução do pensamento filosófico ocidental, chegando no que conhecemos hoje como prática científica. Os principais autores, bem como sua linha mestra, são abaixo listados. Estes foram selecionados por terem desenvolvido, ou mesmo compilado, novas formas de abordar problemas que são comuns à humanidade. Nesta disciplina propomos uma nova forma didática, onde a participação ativa dos discentes é fundamental. Esta forma de trabalho vai consistir em duas etapas. Na primeira, o docente irá apresentar as linhas gerais do pensamento e trabalho de um determinado pensador/período. Para tanto, buscaremos lançar mão de exemplos lúdicos (cinema, pintura, música etc.) que possam ter sido influenciados, ou que façam referência, à determinado autor/tema. Na segunda etapa, no próximo encontro, um grupo de alunos será responsável por representar, com ferramentas semelhantes, um caso da vivência laboratorial, interpretado pela ótica do autor anteriormente abordado. Os casos estudados serão discutidos com os discentes, e deverão envolver problemas cotidianos da vivência em um Instituto de pesquisa.

Os alunos serão, portanto, avaliados com base em sua capacidade de expressar o pensamento do autor, com clareza e objetividade. O conceito atribuído ao aluno também será composto pela participação destes durante as discussões geradas pelas apresentações dos colegas. Não será empregada nenhum tipo de avaliação escrita.

60h 4 créditos


Docentes

  • Guilherme Ferreira Silveira

 

28/04  e 06/05 – 8:00  as 18:00


Ementa

A disciplina, apresentada na forma de minicurso, visa trazer para os estudantes atualizações e discussões sobre tecnologias contemporâneas de edição genômica utilizadas em protocolos de terapia celular e gênica. Serão abordados alguns princípios básicos e principais ferramentas usadas para edição gênica, assim como temas relacionados à imunoterapia com células CAR-T. A disciplina compreenderá os minicursos “CAR-T cell immunotherapy” e “Genome-editing technologies for gene therapy” ministrados por líderes nacionais e internacionais na área da terapia celular e gênica durante evento prévio ao XI Congresso da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica.

15 h (1 crédito)


Docentes

  • Alejandro Correa e Marco Stimamiglio (ICC)
  • Alexandra Senegaglia e Carmen Rebelatto (PUCPR)
  • Lucas Souza e Renato Cunha (USP)
  • Marcelo Pasquini (MCW-USA)
  • Martin Bonamino (INCA/IOC)
  • Mauro Avanzi (NEOGENE-USA)
  • Sang Won Han e Patricia Alves (USP)
  • Guilherme Baldo (UFRGS)
  • Mark Osborn (UMN-USA)

15/04 a 22/04 – 9:00 as 12:00


Ementa

A disciplina visa discutir sobre as ferramentas de biologia molecular para estudos de função gênica, como: silenciamento gênico, superexpressão de genes, CRISPR/Cas9, métodos de transfecção, entre outras. A disciplina está dividida em: a) Introdução a biologia molecular; b) Princípios práticos e técnicas básicas de biologia molecular; c) Construção das ferramentas moleculares para estudo de função gênica; d) Ferramentas de biologia molecular para estudos de função gênica em cultura de células.
15 h (1 crédito)


Docente

  • Patricia Shigunov

11/05  a 28/05 – 14:00 as 16:00


Ementa

O curso vai abordar aspectos teóricos da cultura de células de mamíferos. Histórico, Boas práticas de laboratório aplicada ao cultivo de células, Uso de equipamentos de laboratório de cultivo celular; Isolamento celular ,Biologia das células animais em cultura e condições ideais de cultura; Meios de cultura, suplementos e substratos celulares; Ensaios de avaliação da viabilidade e proliferação celular; banco de células, criopreservação e controle de qualidade de cultivos celulares; Detecção de micoplasmas; Cultivos celulares em pesquisa básica e biotecnologia.
30 h (2 créditos)


Docentes

  • Alessandra Melo de Aguiar, Ana Paula Abud,
  • Crisciele Kuligovski

04/05 a 04/06 – 9:00 as 12:00


Ementa

A disciplina abordará aspectos essenciais para a conduta ética em Ciência e Pesquisa. Serão discutidos conceitos sobre Ética na Pesquisa em Seres Humanos, Pesquisa com Animais, Ética na Ciência de Dados, Relação Orientador-Orientando, Propriedade intelectual dos dados de pesquisa e Ciência Aberta, Precisão de registros e rastreabilidade, Comunicação científica, Autoria-Coautoria, Fabricação, Falsificação e Plágio, Conflito de interesses, Avaliação por pares e informação privilegiada. Os alunos receberão artigos com a base conceitual de cada tema e sugestões de leitura complementar. A disciplina será centrada na discussão de casos, que estarão disponíveis para leitura com antecedência. Os discentes são divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por um caso. Cada discente deverá preparar um comentário (até 5.000 caracteres incluindo espaços) sobre o que considerou mais importante de cada texto, ANTES do início da atividade de discussão. Os conceitos serão atribuídos com base nos textos apresentados pelos alunos e em avaliações pós-classe.
45 h (3 crédito)


Docentes

  • Samuel Goldenberg,
  • Manoel Barral Netto,
  • Marcio Rodrigues

07/06 a   8/06   – 9:00 as 12:00


Ementa

A disciplina abordará os seguintes tópicos: estrutura de vetores e sistemas de expressão de proteínas recombinantes; desenho e otimização de genes sintéticos; recapitulação sobre estrutura de aminoácidos e proteínas; métodos cromatográficos e estratégias aplicadas à purificação de proteínas para análise funcional e estrutural; métodos para detecção e análise química de proteínas; estratégias de engenharia de proteínas e anticorpos para aplicação em terapia; produção de antígenos para utilização em métodos de imunodiagnóstico, técnicas de espectroscopia para análise de proteínas.
30 h (2 créditos)

 


Docente

  • Nilson I. T. Zanchin