Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente)
Calendário de Disciplinas
O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.
O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:


Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.
Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.
Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.
As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.
Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.
1º Semestre - Disciplinas 2023
13/03 A 24/03 – 08:00 As 12:00
Ementa
O objetivo do curso é o de oferecer capacitação em biossegurança, conforme exigido pelas normas da CTNBio e do Ministério da Saúde, em temas relevantes para o trabalho desenvolvido no instituto, tais como: classificação de risco de agentes biológicos e níveis de biossegurança; equipamentos de proteção individual e coletiva; segurança química; legislação no trabalho com organismos geneticamente modificados, gerenciamento de resíduos; transporte de material biológico; situações de emergência em laboratórios de pesquisa; prevenção e combate a incêndios.
60h (4 créditos)
Docentes
- Marco Stimamiglio
- Alessandra Aguiar
- Tania Schepainski
- Andreia Suzukawa
- Simone Machado
- Andressa Guimarães
- Daisy Strottmann
- Armando de Oliveira Roch
Datas 03, 05, 10, 12, 14, 17 e 19/04 – 9:00hs às 11:10hs
Ementa
A disciplina visa estudar casos de doenças genéticas raras (monogênicas) que chegam a Fiocruz Paraná. Os discentes terão participação ativa na discussão e construção conjunta do cenário molecular de cada condição. A partir da literatura científica e bancos de dados públicos, os alunos serão instigados a estabelecerem estratégias para novas pesquisas.
15 h (1 crédito)
Pré-requisito
Cursado a disciplina de biologia celular e molecular, genética ou disciplinas correlacionadas durante a graduação ou pós-graduação.
Docentes
- Patricia Shigunov
- Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza,
- Beatriz Gomes Guimarães
10/04 A 31/05 – 14:00hs às 16:00hs
Ementa
Na disciplina, Filosofando Sobre a Ciência, buscaremos conhecer a evolução do pensamento, partindo dos fundamentos filosóficos, até culminar na ciência atual. Para tanto, abordaremos o trabalho de alguns dos autores que, em maior ou menor grau, influenciaram esta evolução do pensamento filosófico ocidental, chegando no que conhecemos hoje como prática científica. Os principais autores, bem como sua linha mestra, são abaixo listados. Estes foram selecionados por terem desenvolvido, ou mesmo compilado, novas formas de abordar problemas que são comuns à humanidade.
Os alunos serão, portanto, avaliados com base em sua capacidade de expressar o pensamento do autor, com clareza e objetividade. Bem como, e principalmente, na sua capacidade de pensamento crítico pautado pelos temas abordados. O conceito atribuído ao aluno também será composto pela participação destes durante as discussões geradas. Não será empregada nenhum tipo de avaliação escrita.
Autores/Temas:
- Pensamento Grego antigo Sócrates/Platão/Aristóteles (~500 A.C.):
- Guilherme De Ockham (1288-1347) -> Nominalismo;
- René Descarte (1596-1650) -> Lógica Dedutiva;
- Francis Bacon (1561-1626) -> Experimentação;
- Secularidade (1500 – 1700) -> Positivismo Lógico;
- Karl Popper (1902-1994) -> Falseabilidade;
- Thomas Kuhn (1922-1996) -> Paradigma;
60 h (4 créditos)
Docente
- Guilherme Ferreira
15/05 A 19/05 – 9:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
Ementa
A disciplina será de caráter prático com a realização de experimentos de purificação de proteínas por cromatografia líquida de adsorção, incluindo treinamento com a utilização de cromatógrafos. Nos intervalos das atividades práticas serão abordados os princípios dos métodos cromatográficos relevantes para purificação de proteínas (afinidade, toca-iônica e gel filtração); estratégias de clonagem para facilitar a purificação de proteínas recombinantes, composição de tampões, preparação dos extratos e armazenamento de proteínas purificadas.
30 h (2 créditos)
Pré-requisito
Ter base em Biologia Molecular e Bioquímica. Em caso de haver mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção com base no CV, resumo do projeto de pós-graduação e carta de interesse justificando a necessidade de cursar esta disciplina. Estes documentos devem ser anexados no momento da inscrição na disciplina.
Docentes
- Nilson Zanchin
02/05 a 30/06 – 14h às 17h
Ementa
O curso vai abordar aspectos teóricos da cultura de células de mamíferos. Histórico, boas práticas de laboratório aplicada ao cultivo de células, Uso de equipamentos de laboratório de cultivo celular; Isolamento celular, Biologia das células animais em cultura e condições ideais de cultura; Meios de cultura, suplementos e substratos celulares; Ensaios de avaliação da viabilidade e proliferação celular; banco de células, criopreservação e controle de qualidade de cultivos celulares; Detecção de micoplasmas; Cultivos celulares em pesquisa básica e biotecnologia.
30 h (2 créditos)
Pré-requisito
1) Envio de Carta de Intenção para ser utilizada em processo seletivo caso a procura seja maior do que o número de vagas e confirmação de que o aluno atende aos demais
requisitos, disponibilizada neste link:
https://forms.gle/x9vuguoE2bjxxns68
2) Acesso à internet para participação das aulas online ao vivo e realização de atividades propostas.
3) Desejável conhecimento de Inglês básico/intermediário para leitura e compreensão oral básica de material complementar (vídeos, textos, cursos online itos, artigos, quiz etc.)
Docentes
- Alessandra Melo de Aguiar,
- Ana Paula Abud,
- Anny Robert Kulig, Crisciele Kuligovski e convidados a confirmar
Data a definir
Ementa
A disciplina de prática de docência visa a formação pedagógica dos discentes do PPGBB, através da possibilidade de ministrar aulas de graduação, a fim de transpor a didática do saber científico para o saber pedagógico. No modelo de disciplina ofertado, serão atividades pertinentes à disciplina: (i) Preparar e ministrar aulas teóricos e/ou práticas aos alunos de graduação, sobre tópicos específicos a serem discutidos com o professor responsável pela disciplina de graduação e com a presença do mesmo; (ii) Preparar material didático auxiliar ou complementar e aplicá-lo aos alunos de graduação com o acompanhamento do docente; (iii) Realizar revisão bibliográfica. Caberá ao professor responsável pela disciplina de graduação acompanhar, orientar e avaliar o pós-graduando ao término das atividades da disciplina de Prática de Docência.
30h (2 créditos)
Não há pré-requisitos. Entretanto, caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os alunos serão selecionados de acordo com prioridades, levando em consideração a urgência em relação ao prazo para cumprir estes créditos, que são obrigatórios.
Docente
- Lia Carolina Medeiros
21 a 23 de junho – 8h às 18h
Ementa
O LeishSul (Simpósio de Leishmanioses da região Sul) é um encontro científico que foi criado a partir da necessidade de formação de um ambiente de discussão e atualização sobre o tema, tendo em vista o crescente avanço de casos de leishmaniose em cidades da região sul do país.
O simpósio contará com a participação de renomados pesquisadores da área e será aberto a estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais de saúde. Serão três dias de intenso intercâmbio de ideias e atualização em diversos tópicos relacionados à doença, como interação parasito-hospedeiro, diagnóstico e tratamento, epidemiologia, transmissão e controle, aspectos imunológicos e vacina, evolução clínica e patogênese, e genômica aplicada a estudos em Leishmanioses. No pré-evento será oferecido um minicurso voltado aos profissionais da área de saúde e vigilância epidemiológica, propiciando um espaço de troca de informações e determinações de novas diretrizes no combate às leishmanioses nos estados da região sul do país.
30h (2 créditos)
Docentes
- Lia Carolina Medeiros
- Fabiano Borges Figueiredo
A divulgar – 10:30 – Todas as quartas-feiras
Seminários com pesquisadores convidados. 15 h (1 crédito)
Organização
- Letusa Albrecht
22/05 A 30/05 – 09:00 às 12:00
Ementa
- A) Parte Teórica: 1. Conceitos básicos sobre o Propriedade Intelectual; 2. Patentes: 2.1. Conceitos; 2.1.1 Patente x Inovação; 2.2. Histórico; 2.2.1. A Convenção de Paris (CUP); 2.2.2. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual; 2.2.3. O TRIPS; 2.3. A motivação para o patenteamento; 2.4. Ideia versus concretização da ideia; 2.5. Os requisitos de patenteabilidade; 2.6. Revelação x Patenteabilidade? O Período de graça. 2.7. Mitos Relacionados ao Tema Patentes; 2.8. Estrutura do documento de patente; 2.8.1. Partes componentes e natureza da informação contida; 2.8.2. Documento de Patente x Artigo Científico; 2.9. Matérias excluídas de proteção no Brasil; 2.10. Depósito de Material Biológico (Tratado de Budapeste); 2.11. Patenteamento na área de Material Biológico; 2.12. Depósito e Tramitação de Pedido de Patente; 2.13.1. Fluxo Processual do depósito prioritário; 2.13.2. Depósito de Pedidos de Patente correspondentes; 2.13.3. Patent Cooperation Treaty – PCT;2.14 A Quem Pertencem as Invenções; 2.15 A Classificação Internacional de Patentes; 2.16Busca em Documentos de Patente; 2.16.1 Objetivos da busca; 2.16.2 Sites Públicos; 2.16.3Sites Privados; 3. Importância da Informação Tecnológica; 3.1 Conceitos Básicos; 3.2 Patentes como Fonte de Informação Tecnológica; 3.3 Formas de Prospecção e Monitoramento da Informação Tecnológica; 3.4. Bases de Dados: Produtos, Empresas, Mercado; 3.5. Estratégias de busca – Parâmetros utilizados (Classificação Internacional de Patentes, palavras-chaves, inventor, titular, número do documento, publicação, prioridade, uso combinado de parâmetros); B) Parte Prática: Ao longo da parte prática, serão trabalhadas as informações fornecidas na parte teórica; enfatizando-se principalmente os exercícios de: Objetivos e Estratégias de Busca; Patentes como Fonte de Informação Tecnológica; Busca em Documentos de Patente; Recuperação e Tratamento da Informação; Buscas associadas ao projeto de pesquisa do aluno.
15 h (1 crédito)
Docentes
- Andrea Ávila
- Fabricia Pimenta
- Bárbara Trigueiros
19/06 A 30/06 – 9 às 17h
Ementa
Nesta disciplina, o aluno será apresentado aos comandos e aplicativos em GNU/Linux, à lógica de programação e à linguagem de programação Perl. Espera-se que o aluno termine a disciplina conseguindo resolver problemas de bioinformática de média complexidade usando a linguagem de programação Perl. As aulas serão teórico-práticas.
Módulo I: GNU/Linux:
- Introdução ao GNU/Linux – histórico; estrutura de diretórios;
- Instalação e configuração da distribuição Ubuntu em máquina virtual; criação de usuários; instalação de programas do repositório e a partir de código fonte;
- Uso de comandos bash no terminal; leitura e manipulação de arquivos; configuração de permissões de usuários e grupos; permissões de acesso a arquivos e diretórios; gerenciamento de processos;
- uso de programas de bioinformática a partir do terminal;
- acesso à computadores remotos; transferência de dados
Módulo II: Lógica de programação:
- Introdução a lógica;
- Algoritmos;
- Linguagem Natural;
- Fluxograma e pseudocódigo;
- Operadores aritméticos;
- Operadores relacionais;
- Operadores lógicos;
- Variáveis e vetores;
- Estruturas de repetição;
- Ordenação
Módulo III: Programação na linguagem Perl:
- Introdução à linguagem Perl – histórico;
- Boas práticas de programação;
- Sintaxe Perl;
- Trabalhando com variáveis (escalar e vetor);
- Operadores relacionais, lógicos e aritméticos;
- Estruturas de escolha (if, else, elsif, unless);
- Estruturas de laço (while, for e foreach);
- Reconhecimento de padrões;
- Manipulação de arquivos;
- Variáveis especiais
60h (4 créditos)
Docentes
- Fabio Passetti
- Hellen Geremias dos Santos
Disciplinas Transversais
22/03 A 28/06 – Quarta – 09:00 às 12:00
Ementa
Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.
60h (4 créditos)
Pré-requisito
As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle). O acesso ao Moodle será liberado na semana de início das aulas.
Docente
- Alexandre Dias Tavares Costa
23/03 A 29/06 – Quinta – 09:00 às 12:00
Ementa
Fundamentos da economia e da gestão da inovação. Fundamentos da atividade empreendedora. Dinâmica de geração e de difusão da tecnologia. Ferramentas de inovação. Inovação e marketing. Abordagem sistêmica da inovação. Instrumentos de propriedade industrial. Inovação e sustentabilidade. Mecanismos de transferência de tecnologia. Instrumentos de fomento à inovação. Aspectos jurídicos de empreendimentos inovadores. 60h (4 créditos)
Pré-requisito
As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle). O acesso ao Moodle será liberado na semana de início das aulas.
Docente
- Leonardo Foti
22/03 A 28/06 – Quarta – 14:00 às 17:00
Ementa
- Fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação;
- Métodos descritivos e visualização de dados;
- Noções de probabilidades e variáveis aleatórias;
- Amostragem, modelagem e inferência estatística e seus paradigmas;
- Tópicos e modelagem e métodos estatísticos.
- Estudos de caso em aplicações de estatística.
60h (4 créditos)
Pré-requisito
As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle). O acesso ao Moodle será liberado na semana de início das aulas.
Docente
- Tiago Gräf
10/04 A 28/04 – Horário Livre
Ementa
Objetivo Geral Estudos sobre saúde em perspectiva histórica vem colaborando para uma melhor compreensão acerca de diferentes aspectos da sociedade, da resposta pública aos problemas sanitários e sobre a própria construção das agendas e políticas setoriais. Além disso, nas últimas décadas se transformaram num campo atraente e legitimado tanto pela área da História quanto pela Saúde Coletiva. A importância do estudo da História da saúde no Brasil não se resume, portanto, à perspectiva dos historiadores. Conhecer os processos que historicamente levaram ao sistema de saúde hoje existente joga luz em diversos problemas que afetam a população e, também, é capaz de revelar algumas das potencialidades e dos desafios que estão à nossa frente. Sem perder de perspectiva esse horizonte de questões, o curso tem como objetivo principal discutir temas relevantes da história da saúde no Brasil em seus diversos períodos, com foco nas questões e ações que se desenrolaram no século XX. Objetivos Específicos – Analisar algumas das mais importantes ações e políticas de saúde instituídas nos diversos períodos da história brasileira; – Analisar as condições de saúde de diversos setores da população e sua relação com os diferentes aspectos da organização social; – Analisar as correntes de pensamento médico-sanitário que pautaram as ações de saúde; – Analisar as transformações nos saberes médico-científicos e as práticas de saúde dos diferentes períodos; – Analisar os diferentes conhecimentos e práticas profissionais e o papel das iniciativas privadas e a chamada sociedade civil organizada no campo da saúde. Conteúdo Programático 1 – Sociedade, Medicina e Saúde Pública no contexto colonial e imperial 2 – As epidemias e a formação da Saúde Pública entre os séculos XIX-XX; 3 – O saneamento das cidades e dos sertões (1900-1930); 4 – Saúde na Era Vargas e no contexto do pós-guerra (1930-1964); 5 – saúde no período autoritário e o movimento pela Reforma sanitária (1964-1988) Metodologia A disciplina, disponibilizada pela Plataforma Moodle, se estrutura em 3 módulos de trabalho, cada um deles com foco num contexto temporal específico de análise. No seu conjunto, as discussões pertinentes aos diferentes módulos serão conduzidas a partir de distintas atividades síncronas e assíncronas. As primeiras serão compostas por três aulas, mediadas pela plataforma, conduzidas por docentes do curso. Cada encontro, com duração de duas horas, se debruçará sobre um dos eixos organizativos da disciplina. As atividades assíncronas, por sua vez, dizem respeito ao acesso à textos, ao acervo iconográfico, aos vídeos disponibilizados e gravados pela equipe de professores e colaboradores, bem como às atividades previstas na plataforma. Avaliação da Disciplina A avaliação da disciplina considerará a participação dos discentes nas atividades previstas nos fóruns de discussões e, em especial, a elaboração de um texto, individual, a ser entregue até 30 dias após a finalização do curso. Nesta atividade, o discente deverá escolher um dos temas dos três fóruns e construir, a partir da mobilização de literatura pertinente, uma análise acerca da problemática identificada. Orientamos que o texto não tenha mais de 7 páginas (com referências).
30h (2 créditos)
Pré-requisito
- Campus Virtual Fiocruz
Docente
- Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza
02/04 A 02/06 – Horário Livre
Ementa
A disciplina discute os fundamentos, perspectivas e dimensões da Ciência Aberta; explora as práticas do acesso aberto, da gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa e dos recursos educacionais abertos; aborda os marcos legais relacionados a abertura dos dados e informações científicas; e apresenta recursos para tornar as pesquisas mais transparentes e visíveis para colaborações científicas e para sociedade. Conteúdo programático: 1. O que é Ciência Aberta? 2. Panorama Histórico da Ciência Aberta 3. Marcos legais: Propriedade Intelectual Aplicada à Ciência Aberta, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais 4. Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos 5. Acesso Aberto 6. Gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa
45h (3 créditos)
Pré-requisito
Campus Virtual Fiocruz
Docente
- Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza