Calendário de Disciplinas

O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:

Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente) 

Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.

Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.

Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.

As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.

Disciplina

Data

Horário

Ementa

Pré requisito

Docentes

Fundamentos de Imunobiologia

01/04
A
12/04

09h
As
16:30

A disciplina abordará os fundamentos básicos de imunologia. No entanto, o avanços neste campo são enúmeros e as descobertas recentes também serão discutidas. Propriedades gerais do sistema imune, tecidos e órgãos linfóides, imunidade inata e adaptativa, anticorpos (estrutura e função), complemento (vias e função), interações antígeno-anticorpo, imunoensaios para fins diagnósticos, complexo principal de histocompatibilidade e apresentação de antígeno, imunidade mediada por células T, citocinas, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade, transplante, resistência e imunização às doenças infecciosas. 60h 4 créditos

Disponibilidade de duas semanas em tempo integral

 

**OBS: SERÁ OFERTADA SE HOUVER MÍNIMO DE 8 ALUNOS

**ALUNOS EXTERNOS ENVIAR CARTA DE INTENÇÃO.

Juliano Bordignon
 Pryscilla Fanini Wowk

Métodos de expressão, purificação e engenharia de proteínas recombinantes para aplicação em pesquisa e biotecnologia

08/04
a
12/04

09h
As
17h

A disciplina abordará os seguintes tópicos: estrutura de vetores e sistemas de expressão de proteínas recombinantes; desenho e otimização de genes sintéticos; recapitulação sobre estrutura de aminoácidos e proteínas; métodos cromatográficos e estratégias aplicadas à purificação de proteínas; métodos para detecção e análise química de proteínas; estratégias de engenharia de proteínas e anticorpos para aplicação em terapia; produção de antígenos para utilização em métodos de imunodiagnóstico, técnicas de espectroscopia para análise de proteínas. 
30h 2 créditos

Ter base em Biologia Molecular e Bioquímica. Em caso de haver mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção com base no CV, resumo do projeto de pós-graduação e carta de interesse justificando a necessidade de cursar esta disciplina. Estes documentos devem ser anexados no momento da inscrição na disciplina.

 

Nilson Ivo T. Zanchin

Citometria de Fluxo

22 a 03/05

8 as 17h

Curso teórico-prático em citometria de fluxo, abordando fundamentos e aplicações da citometria de fluxo; fundamentos físicos do aparelho; análise de dados; protocolos de marcação por anticorpos, marcação intra e extra-celular; treinamento em aquisição de amostras; compensação; purificação celular (sorting).

40h 2 créditos

Carta de intenção do aluno justificando o uso de citometria de fluxo no projeto de pós-graduação. Esta carta será utilizada no processo seletivo no caso do número de inscritos ser maior do que o número de vagas.
*NOTEBOOK E JALECO

Alessandra Melo de Aguiar

Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa

06 a 10/05

8 as 12h

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Gerenciamento de resíduos; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Primeiros socorros; Legislação Brasileira em Biossegurança.
30 h (2 créditos)

Sem

Augusto Ramos

Bioinformática

8 as 17h

20 a 31/05

Conceito de Bioinformática. Aplicações básicas de métodos bioinformáticos: comparação e alinhamento de sequencias, predição de motivos, banco de dados ômicos, obtenção de dados em bancos de dados online, noções básicas de programação usando a linguagem PERL como meio
80h (5 créditos)

Sem

Christian Macagnan Probst

Seminários

Quarta!

11:00

Seminários convidados externos
1 crédito

Sem

 

Filosofando sobre a Ciência

09 as 16h

26/04
24/05
28/06
26/07
23/08
27/09
25/10
22/11

Na disciplina, Filosofando Sobre a Ciência, buscaremos conhecer a evolução do pensamento, partindo dos fundamentos filosóficos, até culminar na ciência atual. Para tanto, abordaremos o trabalho de alguns dos autores que, em maior ou menor grau, influenciaram esta evolução do pensamento filosófico ocidental, chegando no que conhecemos hoje como prática científica. Os principais autores, bem como sua linha mestra, são abaixo listados. Estes foram selecionados por terem desenvolvido, ou mesmo compilado, novas formas de abordar problemas que são comuns à humanidade.
Nesta disciplina propomos uma nova forma didática, onde a participação ativa dos discentes é fundamental. Esta forma de trabalho vai consistir em duas etapas. Na primeira, o docente irá apresentar as linhas gerais do pensamento e trabalho de um determinado pensador/período. Para tanto, buscaremos lançar mão de exemplos lúdicos (cinema, pintura, música, etc) que possam ter sido influenciados, ou que façam referência, à determinado autor/tema. Na segunda etapa, no próximo encontro, um grupo de alunos será responsável por representar, com ferramentas semelhantes, um caso da vivencia laboratorial, interpretado pela ótica do autor anteriormente abordado. Os casos estudados serão discutidos com os discentes, e deverão envolver problemas cotidianos da vivência em um Instituto de pesquisa.
Os alunos serão, portanto, avaliados com base em sua capacidade de expressar o pensamento do autor, com clareza e objetividade. O conceito atribuído ao aluno também será composto pela participação destes durante as discussões geradas pelas apresentações dos colegas. Não será empregada nenhum tipo de avaliação escrita. 50h 3 créditos

Sem

Guilherme F. Silveira

Boas Práticas em pesquisa Cientifica

20 a 24/05

09h
As
17h

A disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos voltados à adoção de boas práticas na pesquisa científica tendo como referência os documentos: Manual Práticas de Qualidade na Pesquisa Biomédica Básica (World Health Organization/ 2010) e Código de Boas Práticas Científicas (Fundação de Amparo à Pesquisa ao Estado de São Paulo (FAPESP/ 2014), dentre outros. 15h -  1 credito

sem

Coord. Andréa Avila
Prof. Renata Almeia de Souza

Prática em Docência II

15/04
10/05
15/05
17/05
14/06
05/07
19/07
CURSO DE INVERNO
22/23/24/25/26 JULHO

15/04
17/05
07/06
14/06
05/07
19/07
(9 as 17h)
10/05
(13:30 as 17h)

A disciplina visa analisar e ressaltar os aspectos os princípios pedagógicos e didáticos básicos e a importância da pratica docente na formação do pesquisador. A disciplina oferece treinamento voltado principalmente para o ensino superior, estimulando e aprimorando a prática de ensino. 60 4 créditos

Prática em Docência I

Ana Luiza Mosimann
Letusa Albrecht

Disciplina

Data

Horário

Ementa

Pré requisito

Docentes

Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde

14 a 16/08

14/08 inicio as 14hs
15 a 16/08
09:00 as 17hs

Introduzir conceitos, fundamentos e ferramentas sobre propriedade intelectual e inovação, focando a importância da proteção legal do conhecimento gerado na ICT para a implementação de produtos e serviços para o Sistema Nacional de Inovação em Saúde.
Público Alvo: Alunos de pós-graduação da Área da Saúde.
Realização: Coordenação de Gestão Tecnológica, em parceria com o NIT da Unidade Técnico - Científica.
Metodologia: aulas teóricas e práticas, com base estudos de casos da Fiocruz. Ao final, será realizada uma avaliação.
15h – 1 crédito

ALUNOS DEVERÃO LEVAR NOTEBOOK PARA EERCÍCIOS PRÁTICOS

Andrea Avila
Fabricia Pimenta – CDTS/Fiocruz

Evolução Molecular Básica

26 a 30/08

09 as 17hs

A disciplina visa introduzir conceitos básicos de evolução molecular e consistirá em aulas teóricas, discussão de textos e artigos e aulas práticas, abordando os seguintes tópicos e conceitos: mutações, seleção natural, evolução neutra, seleção positiva e purificadora, mecanismos de evolução de novos genes e funções, genes parálogos e ortólogos, sintenia, árvores filogenéticas de espécies e de genes e suas aplicações. Nas aulas práticas os seguintes temas serão abordados: busca e identificação de sequências homólogas e ortólogas, alinhamento de sequências, inferência filogenética e interpretação de filogenias avaliando dados gerados na disciplina e dados publicados. Dependendo do número de alunos, a turma poderá ser dividida em grupos para o desenvolvimento das atividades práticas, onde os alunos deverão escolher um gene ou família gênica para análise durante a disciplina. No final da disciplina, os alunos deverão apresentar os resultados obtidos e as conclusões.
40 h – 2 créditos

Sem

Marco Krieger
Adriana Ludwig

Seminários

Quarta!

11:00

Seminários convidados externos
1 crédito

Sem

 

Introdução às Células-Tronco e à Terapia Celular.

28/10 a 01/11

09:00 as 16:30h

Conceitos básicos de células tronco, tipos de células tronco, atividade parácrina e uso em terapias celulares. Aulas expositivas e discussão de trabalhos seminais e/ou de mudanças de paradigma e/ou recentes e inovadores.
30h – 2 créditos

Tenha cursado disciplinas com conteúdo que abordem conceitos básicos de Biologia Celular e Molecular.

Alejandro Correa Dominguez

 

Lógica e Programação

18 a 22/11 Modulo I
25 A 29/11 Modulo II

09:00 as 17hs

Nesta disciplina, o aluno será apresentado aos comandos e aplicativos em GNU/Linux, à lógica de programação e à linguagem de programação Perl. Espera-se que o aluno termine a disciplina conseguindo resolver problemas de bioinformática de média complexidade usando a linguagem de programação Perl. As aulas serão teórico-práticas.
60h – 4 créditos

Módulo I: GNU/Linux:
• Introdução ao GNU/Linux - histórico; estrutura de diretórios;
• Instalação e configuração da distribuição Ubuntu em máquina virtual; criação de usuários; instalação de programas do repositório e a partir de código fonte;
• Uso de comandos bash no terminal; leitura e manipulação de arquivos; configuração de permissões de usuários e grupos; permissões de acesso a arquivos e diretórios; gerenciamento de processos;
• uso de programas de bioinformática a partir do terminal;
• acesso à computadores remotos; transferência de dados
Módulo II: Lógica de programação:
- Introdução a lógica
- Operadores relacionais
- Operadores lógicos
- Algoritmos
- Linguagem Natural
- Fluxograma
- Operadores Aritméticos
- Estrutura de seleção
- Estrutura de repetição
- Ordenação
- Recursividade
- Exercícios utilizando a linguagem R

Módulo III: Programação na linguagem Perl:

• Introdução à linguagem Perl - histórico;
• Boas práticas de programação;
• Sintaxe Perl;
• Trabalhando com variáveis (escalar e vetor);
• Operadores relacionais, lógicos e aritméticos;
• Estruturas de escolha (if, else, elsif, unless);
• Estruturas de laço (while, for e foreach);
• Reconhecimento de padrões;
• Manipulação de arquivos;
• Variáveis especiais

Fabio Passetti