Calendário de Disciplinas

O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:

Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente) 

Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.

Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.

Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.

As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.

Disciplina

Data

Horário

Ementa

Docentes

Seminários em inovação

 

Quintas-feiras

15h
as 16h30

Serão convidados para compartilhar experiências líderes de empresas, empreendedores, professores, pesquisadores com contribuição para o desenvolvimento tecnológico e inovação.
15h – 1 crédito

Fabricio K Marchini

Python Básico

 

03/08
a
30/11

Videos-aulas, sem horário definido

A disciplina tem como objetivo instrumentalizar os alunos nos conceitos básicos da linguagem de programação Python. Para tanto, utilizando-se dessa linguagem, serão abordados os conhecimentos iniciais de algoritmo, objetos, operadores, lógica de programação, rotinas, variáveis e medidas resumo. Objetivamos que, com a disciplina, o aluno possa realizar em Python uma Análise Exploratória de Dados (AED) inicial. A AED busca estruturar (organizar, catalogar etc.) os dados, o que permite melhor entendimento de qualquer grupo de valores obtidos na pesquisa científica. O emprego de visualizações gráficas também será abordado, no intuito de extrair informações dos dados. Para tanto, a disciplina irá se basear no pacote básico da linguagem, acrescida de módulos como: NumPy, pandas, Matplotlib e Seaborn.
45h – 3 crédito
Guilherme Ferreira Silveira
Hellen Geremias dos Santos

Fundamentos de Citometria de Fluxo

03/08
A
11/08

09:00
As
12:00hs

Curso teórico em citometria de fluxo, abordando fundamentos e aplicações da citometria de fluxo; fundamentos físicos do aparelho; apresentação de dados e sua interpretação; fundamentos e protocolos de citometria de fluxo aplicados a imunofenotipagem, ensaios de viabilidade, proliferação e apoptose; purificação celular (“cell sorting”), etc. Comparação com outras técnicas como microscopia convencional e de alta capacidade e sua aplicabilidade para resolução de diferentes perguntas biológicas.
30h – 2 créditos
Alessandra Melo de Aguiar,
Rodrigo Netto Costa, Marco Stimamiglio, Bruna Marcon, Andrea Koishi,
Alan Caetano

Bioestatística I

11/08
a
19/11

13:30
As
17:00

O curso objetiva apresentar conceitos fundamentais da Estatística Descritiva e Inferencial para apoiar a aplicação de métodos e técnicas estatísticas em atividades científicas desenvolvidas na área de ciências biológicas e da saúde. A ementa consiste nos seguintes tópicos: Análise exploratória de dados. Introdução à probabilidade e variáveis aleatórias. Distribuição Normal e distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de Hipóteses paramétricos e não-paramétricos. Comparação de médias: amostras independentes e amostras pareadas.
60h – 4 créditos
Hellen Geremias dos Santos

Biologia Celular
de Tripanosomatídeos

17/08
a
28/08

13:30
As
17:00

A disciplina irá abordar temas chave da biologia celular de Tripanosomatídeos, tendo como foco espécies de importância médica (T. cruzi, T. brucei e Leishmania spp.). Serão apresentados conceitos teóricos pelos docentes responsáveis ou convidados em forma de aulas expositivas. A avaliação dos alunos será individual levando em consideração a participação e presença dos mesmos.
45h – 3 créditos
Lia Carolina Medeiros
Nilmar Silvio Moretti

Como Avaliar Artigos Científicos

17, 19 e 21 de agosto

09:00
as
12:00

A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos de mestrado e doutorado para atuarem como futuros avaliadores/revisores em revistas científicas.
15h – 1 crédito
Wander Pavanelli

Bioinformática aplicada ao estudo de microbiomas

24/08
A
28/08

9:00
as
12:00

Tópicos abordados na disciplina:

  • Introdução;
  • Sequenciamento de DNA NGS;
  • Métodos moleculares para avaliar a diversidade bacteriana;
  • Microbioma;
  • Metagenômica funcional e sequenciamento de metagenoma;
  • Bancos de dados;
  • Análise de microbiomas: QIIME 2.

Descrição da disciplina:

  • A Microbiômica é uma área da ciência que tem como objetivo o estudo e exploração de genomas de microrganismos ambientais utilizando ferramentas e conceitos de biologia molecular, microbiologia, ecologia e bioquímica. Serão abordados os conceitos clássicos que embasam essa área relativamente nova na ciência, bem como a história de seu surgimento. Os tópicos selecionados abordam os conceitos de microbioma, metagenoma, métodos de análise para bioprospecção de produtos naturais, métodos de estudo de microbiomas baseados em função e em sequenciamento e ferramentas de análise.

15h – 1 crédito

Helisson Faoro

Introdução aos sistemas Lab-on-a-Chip

31/08
A
03/09

8:00
As
17:00

Dispositivos Lab-on-a-chip (LOC) são sistemas que integram uma ou várias funções de um laboratório em um único Chip de apenas alguns centímetros quadrados. Este é um campo de pesquisa multidisciplinar em rápido crescimento, e que se espalhou na última década como uma tecnologia alternativa à análise química e biológica clássica. Os dispositivos LOC são sistemas que podem executar processos laboratoriais simples ou complexos em dispositivos miniaturizados, projetados para serem rápidos, sensíveis e baratos. Esses dispositivos integram uma ou várias funções de um laboratório em um único chip com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses dispositivos são fabricados usando diversos tipos de materiais, como vidro, plástico e polímeros, por meio de uma ampla variedade de técnicas de microfabricação. A maioria dos dispositivos LOC contém canais micrométricos onde a amostra pode ser processada, separada e detectada. Obviamente, para habilitar todas essas operações, os dispositivos microfluídicos não são apenas uma coleção de canais. Eles também podem exigir bombas, válvulas, eletrodos, sensores e sistemas eletrônicos microcontrolados para se tornarem sistemas completos. Esses dispositivos podem efetivamente melhorar a saúde global, principalmente através do desenvolvimento de testes no ponto de atendimento (Point-of-Care) de baixo custo. Este curso possibilitará o entendimento de toda essa tecnologia de forma que o aluno entenda como se faz para projetar, fabricar, controlar e analisar amostras utilizando-se tal tecnologia. O curso envolverá conceitos teóricos passados pelo docente e por pesquisadores convidados renomados na área. A avaliação dos alunos se dará sob a forma de testes e apresentação de seminário.
30h – 2 créditos

Lucas Blanes

Prática em docência I

14/09
a
25/09

13:30
ás
16:30

A disciplina Práticas de docência I tem como objetivo apresentar temas como: fundamentos teóricos do ensino e aprendizagem, competências para a docência, técnicas de ensino, recursos didáticos, avaliação e ferramentas de aprendizagem, plano de ensino e plano de aula, tecnologias como ferramentas potencializadoras do Ensino e aprendizado. A parte prática da disciplina será realizada em encontros virtuais.
30h – 2 créditos
Patrícia Shigunov
Bruno Dallagiovanna

Fundamentos de Biologia Molecular

05/10
A
07/12

14:00
As
17:00

Aulas teóricas discursivas abordando os fundamentos da biologia molecular: estrutura de genes, expressão gênica (transcrição, processamento de RNA, tradução), controle da expressão gênica (epigenética, controle transcricional e controles pós-transcricionais). Aplicação de metodologias para estudos da função de genes em células eucarióticas com foco em métodos de manipulação de DNA e genética reversa. Aulas de discussão com base em artigos científicos.
30h – 2 créditos
Fabíola Barbieri Holetz
Andréa Rodrigues Ávila

Interação Parasita e Célula Hospedeira

19/10
A
23/10

9:00
As
17:00

A disciplina Interação Parasita-célula hospedeira tem como objetivo apresentar Noções
básicas de cultivo celular e de protozoários parasitos; ciclo de vida de protozoários
(Trypanosoma cruzi, Leishmania spp., Toxoplasma gondii e Plasmodium spp);
estratégias de invasão celular; estratégias de evasão das vias microbicidas da célula
hospedeira; aplicabilidade dos estudos de interação; principais métodos empregados nos estudos de interação.
30h – 2 créditos
Stenio Fragoso
Sheila Nardelli

A Imunologia além do livro texto

16/11
A
27/11

13:00
As
17:00

O curso visa atualizar o aluno em relação aos avanços do conhecimento sobre o sistema imune através da leitura e discussão de artigos de revisão publicados na última década. Serão abordados conceitos e ideias na fronteira do conhecimento em imunologia, especificamente aqueles relacionados às respostas frente a ligantes endógenos, imunologia de sítios especiais, doenças inflamatórias, imunologia neonatal, dentre outros temas. O curso envolverá conceitos teóricos e apresentações de artigos científicos pelos estudantes matriculados no curso. As avaliações de cada aluno consistirão das notas atribuídas às suas apresentações de seminário pelos docentes responsáveis.
45h – 3 créditos
Tárcio Teodoro Braga

 

 

 

Ética e Ciência

9/11
a
13/11

9:00
As
12:00

A disciplina se propõe a oferecer para os estudantes de pós-graduação reflexões sobre os aspectos éticos que fundamentam a atividade de pesquisa científica, incluindo Conduta científica responsável; A ética e o cientista; Autoria científica e peer review; Pesquisa em colaboração; Bioética; Propriedade intelectual; o papel do cientista na sociedade.
15h – 1 crédito
Samuel Goldenberg
Marcio Rodrigues

Seminários
de Biologia Molecular II

Quarta-feiras

16:00 as 17:00

Palestras apresentadas por cientistas convidados.
15h – 1 crédito
Sheila Nardelli
Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa

Segunda
Quarta
Sexta
09h00
as 12h00
O objetivo do curso é o de oferecer capacitação em biossegurança, conforme exigido pelas normas da CTNBio e do Ministério da Sáude, em temas relevantes para o trabalho desenvolvido no instituto, tais como: classificação de risco de agentes biológicos e níveis de biossegurança; equipamentos de proteção individual e coletiva; segurança química; legislação no trabalho com organismos geneticamente modificados, gerenciamento de resíduos; transporte de material biológico; situações de emergência em laboratórios de pesquisa; prevenção e combate a incêndios.
30h – 2 crédito
Alessandra Aguiar – Instituto Carlos Chagas (ICC);
Arthur Stuart – Bio-Manguinhos;
Bernardina Morales – Bio-Manguinhos;
Camila Zanluca – ICC;
Denise Torres – Bio-Manguinhos;
Érica Guerino – Bio-Manguinhos;
Marcelo Loyola – ICC;
Paulo de Carvalho – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Valdecir Franco – Técnico de Segurança do Trabalho, autônomo;
Wim Degrave – Instituto Oswaldo Cruz (IOC)