Calendário de Disciplinas

O valor total dos créditos para cada disciplina depende de sua carga horária: 15 horas de atividade teórica ou prática equivalem a 01 (um) crédito.

O rendimento escolar de cada aluno será expresso em conceitos de A a D, de acordo com a seguinte escala:

Corresponde a uma nota entre 9,0 e 10,0 (rendimento excelente) 

Corresponde a uma nota entre 7,5 e 8,9 (rendimento bom)

Corresponde a uma nota entre 6,0 e 7,4 (rendimento regular)

Corresponde a uma nota inferior a 6,0 (rendimento insuficiente)

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação visam integrar o aluno em atividades científicas com a presença de pesquisadores externos ao ICC, estimulando a discussão científica e a visão crítica dos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adicionalmente, pretende-se também fornecer treinamento em docência e orientar sobre os diferentes riscos aos quais os alunos estão expostos, bem como evitá-los.

Objetiva estimular a discussão de resultados e projetos com a presença de pesquisadores convidados, geralmente, externos ao ICC/Fiocruz. A programação dos seminários será divulgada mensalmente.

Vivência teórico-prática em curso de nivelamento para alunos de Iniciação Científica e/ou curso de férias, com a finalidade de realizar o estágio docência exigido pela Capes.

As Jornadas Acadêmicas do ICC/Fiocruz apresentam os resultados do projetos e proporcionam a discussão com os demais pesquisadores e alunos. As Jornadas servem como critério de qualificação dos estudantes para posterior defesa da dissertação e/ou tese.

Conceitos básicos de biossegurança; Classificação de riscos de agentes biológicos e níveis de segurança laboratorial; Segurança química; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Boas práticas de laboratório, Legislação Brasileira em Biossegurança.

Disciplina

Data

Horário

Ementa

Pré requisito

Docentes

Filosofando sobre Metodologia Cientifica

03/04
09/04
08/05
15/05
29/05
05/06
26/06
17/07
31/07
14/08
28/08
11/09
25/09
09/10
30/10

09:00
AS
16:00

Na disciplina, Filosofando Sobre a Ciência, buscaremos conhecer a evolução do pensamento, partindo dos fundamentos filosóficos, até culminar na ciência atual. Para tanto, abordaremos o trabalho de alguns dos autores que, em maior ou menor grau, influenciaram esta evolução do pensamento filosófico ocidental, chegando no que conhecemos hoje como prática científica. Os principais autores, bem como sua linha mestra, são abaixo listados. Estes foram selecionados por terem desenvolvido, ou mesmo compilado, novas formas de abordar problemas que são comuns à humanidade. Nesta disciplina propomos uma nova forma didática, onde a participação ativa dos discentes é fundamental. Esta forma de trabalho vai consistir em duas etapas. Na primeira, o docente irá apresentar as linhas gerais do pensamento e trabalho de um determinado pensador/período. Para tanto, buscaremos lançar mão de exemplos lúdicos (cinema, pintura, música, etc.) que possam ter sido influenciados, ou que façam referência, à determinado autor/tema. Na segunda etapa, no próximo encontro, um grupo de alunos será responsável por representar, com ferramentas semelhantes, um caso da vivência laboratorial, interpretado pela ótica do autor anteriormente abordado. Os casos estudados serão discutidos com os discentes, e deverão envolver problemas cotidianos da vivência em um Instituto de pesquisa. Os alunos serão, portanto, avaliados com base em sua capacidade de expressar o pensamento do autor, com clareza e objetividade. O conceito atribuído ao aluno também será composto pela participação destes durante as discussões geradas pelas apresentações dos colegas. Não será empregada nenhum tipo de avaliação escrita.
Autores/Temas:
Pensamento Grego antigo Sócrates/Platão/Aristóteles (~500 A.C.):
Guilherme De Ockham (1288-1347) -> Nominalismo;
René Descarte (1596-1650) -> Lógica Dedutiva;
Francis Bacon (1561-1626) -> Experimentação;
Secularidade (1500 - 1700) -> Positivismo Lógico;
Karl Popper (1902-1994) -> Falseabilidade;
Thomas Kuhn (1922-1996) -> Paradigma; 64h 4 créditos

Como descrito acima, será fundamental a participação ativa dos discentes, com
apresentações que auxiliem no entendimento dos tópicos abordados, buscando assim
um entendimento mais profundo da temática.

Guilherme Ferreira Silveira

Fundamentos de Imunobiologia

25/05
a
10/06

8:30h
As
17h

Propriedades gerais do sistema imune, tecidos e órgãos linfóides, imunidade
inata e adaptativa, anticorpos (estrutura e função), complemento (vias e função),
interações antígeno-anticorpo, imunoensaios para fins diagnósticos, complexo principal de histocompatibilidade e apresentação de antígeno, imunidade mediada por células T, citocinas, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade, transplante, resistência e imunização às doenças infecciosas. 
60h 4 créditos

 

Pryscilla F. Wowk Tárcio T. Braga

Ferramentas de Biologia Molecular para Estudos de Função Gênica

04/06
a
05/06

8:30 as 17h

A disciplina visa discutir sobre as ferramentas de biologia molecular para estudos de função genica, como; silenciamento gênico, super expressão de genes, CRISPR/Cas9, métodos de transfecção, entre outras.15 h (1 crédito)

 

Patricia Shigunov

Ferramentas in silico para análise de proteínas

15/06
A
18/06

9:00 as 17:00

O curso abordará os seguintes tópicos: uma introdução sobre estrutura e as
propriedades físico-químicas das proteínas, análise computacional de estrutura de
proteínas; utilização de programas de visualização e manipulação de estruturas
tridimensionais com o pymol, modeller, chimera, etc. Programa online para modelagem
de estrutura tridimensional, análises de interações proteínas-ligantes, proteína-proteína.

Não aceita alunos externos.

Tatiana de Arruda C. B. de Souza

Aspectos moleculares da virulência microbiana

21/07
A
31/07

13:00 as 17:00

A O curso visa abordar conceitualmente os aspectos envolvidos na virulência de patógenos procarióticos e eucarióticos, com ênfase na relação biossíntese/estrutura/função de fatores de virulência e resposta do hospedeiro. O curso envolverá conceitos teóricos passados pelo docente responsável e apresentações de artigos científicos pelos estudantes matriculados no curso. As avaliações de cada aluno consistirão das notas atribuídas às suas apresentações de seminário pelo docente responsável e por todos os participantes da disciplina.
45 h (3 crédito)

 

Marcio Rodrigues