Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do Programa estão distribuídas entre as duas áreas de concentração na qual atuam nossos docentes.

Biociências

Na área de Biociências são desenvolvidas pesquisas básicas visando a geração de conhecimento aplicável à melhoria da saúde humana. A área se utiliza de ferramentas de bioquímica, biologia molecular e biologia celular. As linhas de pesquisa do PPGBB ligadas à área de Biociências são:

Caracterização bioquímica, molecular, genética ou estrutural de agentes infecciosos e seus hospedeiros.

Nessa linha, nossas pesquisas visam elucidar mecanismos múltiplos através dos quais microrganismos e vírus patogênicos causam danos aos seus hospedeiros. É também objetivo dessa linha de pesquisa produzir conhecimento sobre características essenciais da fisiologia desses patógenos.

• BEATRIZ GOMES GUIMARAES
  • CAMILA ZANLUCA
  • CLAUDIA NUNES DUARTE DOS SANTOS
  • JULIANO BORDIGNON
  • LETUSA ALBRECHT
  • LIA CAROLINA ALMEIDA SOARES DE MEDEIROS
  • MARCEL IVAN RAMIREZ
  • NILSON IVO TONIN ZANCHIN
  • PRYSCILLA FANINI WOWK
  • TARCIO TEODORO BRAGA
  • TATIANA DE ARRUDA CAMPOS BRASIL DE SOUZA
  • WANDER ROGERIO PAVANELLI

Regulação da expressão gênica de microrganismos e parasitas.

Nessa linha, os estudos desenvolvidos pelos docentes do Programa visam elucidar os mecanismos de regulação da expressão gênica de protozoários, fungos e bactérias causadores de doenças em humanos.

• LYSANGELA RONALTE ALVES
  • MARCIO LOURENCO RODRIGUES
  • SAMUEL GOLDENBERG

Caracterização molecular de células tronco

O potencial de aplicação de células tronco em modelos biológicos em geral e em agravos humanos é enorme. Nesse cenário, a linha de pesquisa “Caracterização molecular de células tronco” visa gerar conhecimentos sobre as propriedades mais essenciais de células tronco, bem como sobre sua aplicação em modelos de saúde humana.

• ALEJANDRO CORREA DOMINGUEZ
  • ALESSANDRA MELO DE AGUIAR
  • BRUNO DALLAGIOVANNA MUNIZ
  • MARCO AUGUSTO STIMAMIGLIO
  • PATRICIA SHIGUNOV

Biotecnologia

A área de concentração de Biotecnologia trata de pesquisas voltadas para a geração de benefícios para a saúde da população brasileira. Nessa área de concentração, os docentes do Programa atuam em três linhas de pesquisa:

Bioinformática

A Bioinformática consiste de área multidisciplinar e essencial para várias subáreas das Ciências Biológicas. Além de gerar informação científica em alto rendimento, a área permite o processamento de grandes volumes de dados, ação indispensável para o desenho de ferramentas profiláticas, terapêuticas e diagnósticas em saúde humana.

• FABIO PASSETTI
  • GUILHERME FERREIRA SILVEIRA
  • HELISSON FAORO
  • PAULO COSTA CARVALHO
  • TIAGO GRAF

Biotecnologia de vacinas e testes diagnósticos

É clara a necessidade de ferramentas para prevenção e diagnóstico de uma série de agravos de importância inquestionável para a população brasileira. Sendo assim, o Programa desenvolve vários projetos visando melhorar o diagnóstico e a prevenção de doenças humanas.

• FABIANO BORGES FIGUEIREDO
  • LUCAS BLANES
  • MARCO AURELIO KRIEGER

Genômica, proteômica e metaboloma

A área de estudos composicionais em sistemas biológicos vem passando por crescimento contínuo, dado o seu potencial de contribuir com o entendimento de uma série de mecanismos ligados à fisiopatologia de doenças humanas. O Programa vem desenvolvendo vários estudos sobre genômica, proteômica e metaboloma em doenças humanas, em pleno alinhamento com tendências científicas internacionais e em próxima ligação com a área de Bioinformática.

• FABRICIO KLERYNTON MARCHINI