Imersão científica reúne 43 estudantes de todo o país na Fiocruz Paraná durante o VII Curso de Inverno

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, a Fiocruz Paraná promoveu a sétima edição do Curso de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB), reunindo 43 estudantes de graduação, mestrado e recém-formados de diversas instituições do país. A atividade ofereceu uma experiência imersiva nas linhas de pesquisa da Fiocruz Paraná, com uma programação intensa que incluiu palestras e nove minicursos práticos em grupos reduzidos.

Durante uma semana, os participantes tiveram acesso direto aos laboratórios e aos pesquisadores da Fiocruz Paraná, vivenciando a rotina científica e conhecendo de perto os desafios e as inovações da pesquisa em saúde. A proposta do curso é despertar vocações científicas e incentivar a formação de futuros pesquisadores comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Recebemos alunos com excelente formação e muito interessados pelas nossas áreas de atuação. Essa troca é extremamente rica para todos e reforça o papel do curso como um importante elo entre o PPGBB e a comunidade acadêmica”, destacou Helisson Faoro, coordenador do programa de pós-graduação.

A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, Letusa Albrecht, reforçou a importância do evento como parte do calendário institucional. “O Curso de Inverno é uma ação que traduz nosso compromisso com o ensino científico e com a formação de novos cientistas. É ainda mais significativo por ser protagonizado pelos nossos próprios alunos, que organizam toda a programação e acolhem os participantes com dedicação e entusiasmo”, afirmou.

Letusa e Helisson também foram os responsáveis por apresentar a Fiocruz Paraná e o PPGBB na abertura oficial do evento.

Para a doutoranda Julia Weber Ferraboli, responsável pela coordenação desta edição, organizar o curso foi uma forma de retribuir o impacto que ela teve em sua trajetória acadêmica. “Estar na organização do VII Curso de Inverno é uma forma de agradecer pela oportunidade que eu tive, em 2019, quando participei como aluna e me apaixonei pelo ICC. O sucesso dessa edição, que recebeu 43 alunos externos, só foi possível graças ao comprometimento dos 45 alunos do PPGBB que se envolveram nos nove minicursos em áreas diversas e relevantes. Foi um desafio, mas também muito gratificante ver o engajamento de todos”, afirmou.

Diversidade de temas e prática em laboratório

Os minicursos abordaram temas como bioinformática, proteômica, arboviroses, estratégias para o diagnóstico a patógenos, células-tronco, genética do câncer, impressão 3D, técnicas moleculares e toxoplasmose. Entre os destaques da programação, estiveram as palestras dos pesquisadores da casa: Lysangela Alves (Laboratório de Regulação da Expressão Gênica ), Sheila Nardelli (Laboratório de Pesquisa em Apicomplexa), Alessandra Melo de Aguiar (Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco), Priscilla Fanini Wowk (Grupo de pesquisa em Imunologia Molecular e Celular e Inteligência Artificial), Nilson Zanchin (Laboratório de Biologia Estrutural e Engenharia de Proteínas), Matheus Aoki (Laboratório de Ciências e Tecnologias Aplicadas em Saúde), Lia Medeiros (Laboratório de Biologia Celular), Daniela Pavoni (Laboratório de Biologia Molecular e Sistêmica de Tripanossomatídeos) Marlon Dias dos Santos (Laboratório de Proteômica Estrutural e Computacional) e Claudia Nunes (Laboratório de Virologia Molecular).

Depoimentos de quem viveu a experiência

Os participantes destacaram o alto nível da programação e a oportunidade de contato direto com a pesquisa científica.

“É um curso muito completo, com muita aula prática. Gostei muito e recomendo”, disse Crislaine Santos Wilchenski Moraes, biomédica e mestranda do Programa em Saúde e Meio Ambiente da Univille, em Joinville (SC), que participou do minicurso Introdução às Arboviroses.

“Participei do minicurso Toxoplasma em Foco, no Laboratório de Pesquisa em Apicomplexa. Foi uma experiência incrível, não só pelas práticas e aulas, mas também pela oportunidade de conhecer os pesquisadores e a estrutura da Fiocruz”, contou Maique Atanasio Mello, estudante de Ciências Biológicas da Univali, em Itajaí (SC).

A VII edição do Curso de Inverno reafirma o compromisso da Fiocruz Paraná com a formação científica de excelência e com o fortalecimento de redes colaborativas entre instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil.

Fotos de Itamar Crispim